terça-feira, 15 de março de 2011

Pensando sem Limites...

Durante muitos anos estive à frente do Grupo Integrado de Apoio à Segurança do Ensino Superior do Estado de São Paulo (GIASES) apoiado pelo SEMESP e um dos grandes objetivos das minhas duas Gestões – Tempestade de Compromisso e Proteção Profissional foi transformar este Grupo que congrega os gestores de segurança das Universidades Privadas do Estado de São Paulo em observatório de melhores práticas na ciência de administrar profissionalmente os departamentos de segurança e ser um espaço democrático para discussões de idéias, e assuntos referentes a uma atividade nova e de importância social inquestionável. Um espaço para trocar informações e experiências sobre as práticas cotidianas e empreendi um trabalho de estudo e pesquisa sobre o assunto no Brasil e exterior.
Estive na Universidade Paulista ( UNIP ) envolvido com uma grande equipe de professores e mestres na criação do Curso Superior Tecnológico de Gestão de Segurança Privada , em meados de 2006 obtivemos a autorização do MEC e na composição da grade e nas ementas do curso,   a disciplina Análise de Riscos foi tratada com especial atenção devido a relevância do assunto para a formação profissional do Gestor de Segurança.
Após a conclusão do Curso fiz uma avaliação pessoal e profissional e verifiquei que deveria escolher um curso de especialização, que transmitisse conteúdo técnico suficiente para que iniciasse a minha nova carreira de empresário e consultor de segurança. Acertei na escolha do MBS da Brasiliano Consultoria e a formação e qualificação dos professores foi fundamental além do network intenso com colegas de sala e ao tratamento que nos é dado na FAPI/FESP em São Paulo.

Quero que os Gestores de Segurança que lerem este artigo reflitam na importância de ter conhecimento técnico na elaboração de projetos de segurança, onde estudamos desde a Gestão de Segurança e RH de Segurança e Gestão de Pessoas, passando por Análise de Cenários Prospectivos, Controle de Acesso, Sensoriamento e Alarmes, Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio,CFTV, Centrais de Segurança , Análise de Riscos com Base na ISO 31000, Implementação de Projetos e orientação e elaboração de TCC. Nossos sábados foram difíceis mas gratificantes no encontro com profissionais de diversas empresas no café , no almoço e nos grupos onde os exercícios foram prática de todos os professores.
Durante este período no encontro com os gestores de segurança universitária passamos os conceitos básicos da matéria no GIASES e indicamos o curso do MBS a todos e sua bibliografia pois a redução das perdas é sensível quando da aplicação da ISO 31000 e sua metodologia , e estou contente , pois duas universidades mudaram inclusive o nome de seus departamentos de segurança para os novos departamentos de Segurança e Gerenciamento de Riscos.
Enfim tenho uma nova profissão sou Gestor de segurança privada com certificação de especialista de segurança e atuo na Grans Nascimento Associados como Security Manager, iniciando a carreira de Consultor de Segurança.
Tenho alguns bons clientes e observo o quanto é importante entender de negócios e de projetos de segurança, fundamentos passados no MBS da Brasiliano.
Ao agendarmos  uma visita a um cliente mostramos o portfólio da empresa de Consultoria de Negócios de Segurança – Grans Nascimento Associados e nossa metodologia segue um caminho que envolve a análise de cenários prospectivos , o diagnóstico de segurança ( identificação e análise situacional ) onde levantamos o impacto financeiro da Perda ,  a análise de riscos estratégica com base na ISO 31000 – determinando o risco de cada perigo, calculando a perda esperada e uma matriz SWOT de fraquezas e ameaças, elaboração do Plano de Ação com as recomendações de melhoria e priorizações e mostramos o diagrama 5W2H, e seguimos para os planejamentos estratégico, técnico, tático, e operacional que dará a possibilidade de continuidade de negócios em caso de crise.
Pensamos sem limites, e buscamos atender todos os clientes com excelência de qualidade com base no PNQ respeitando os fundamentos e critérios de qualidade 2010. Criamos diversas divisões na empresa como as de Consultoria de Segurança, Safety e Security, Estudos Pesquisas e Publicações, Gestão de Infra Estrutura, Treinamento e Desenvolvimento de RH de Segurança, Gerenciamento de Riscos, Soluções Educacionais e Continuidade de Negócios.
Mercado de segurança privada e empresarial no Brasil cresce com carência de qualificação administrativa e profissional.
O bilionário mercado de segurança privada, que emprega quase meio milhão de vigilantes no Brasil e dá proteção para quem paga, cresce onde a segurança pública falha. No entanto, muitos profissionais desta área não têm formação adequada e as empresas de segurança em muitos casos não são administradas de forma profissional.
Sendo assim os empresários das Grans Nascimento Associados Brasil analisaram que este segmento é relativamente novo no Brasil e principalmente em segurança eletrônica está  crescendo a taxas maiores a 10% ao ano e empregando milhares de brasileiros . Com o portfólio exposto acima  pretende atingir diversos segmentos da sociedade que precisam de especialização, profissionalização e proteção.
Como os leitores viram somos novos empresários no segmento e com visão e muito trabalho venceremos no mercado competitivo da segurança privada e empresarial, exemplo que quero que todos os leitores sigam.
Pensamos sem limites...
Artigo do Prof. Ulisses Nascimento, GSP,MBS,CES da Grans Nascimento Associados SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário