terça-feira, 5 de julho de 2011

Explosões em Bueiros RJ

04/07/2011 22h36 - Atualizado em 04/07/2011 23h30

Peritos detectaram gás em bueiro que explodiu no Centro do Rio, diz Light

Segundo Light, caixas subterrâneas ficarão abertas para dissipação do gás.
Dois homens ficaram feridos, informou Secretaria municipal de Saúde.

Do G1 RJ

A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio, informou, na noite desta segunda-feira (4), que os peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) detectaram a presença de gás no local onde ocorreu a explosão de um bueiro, no Centro da cidade.

Em nota, a Light informou que, por determinação dos peritos, as caixas subterrâneas da companhia ficarão abertas para possibilitar a dissipação do gás.
A explosão ocorreu por volta das 16h, na esquina da Rua da Assembléia com a Avenida Nilo Peçanha. Duas pessoas ficaram feridas. Segundo testemunhas, a explosão ocorreu em um bueiro, mas o impacto atingiu outros três e as tampas voaram longe. Por causa do acidente, um trecho da Rua da Assembléia está fechado, entre a Avenida Rio Branco e Rua da Carioca.

Ainda de acordo com a Light, também por determinação dos peritos, a área da esquina da Rua da Assembléia com a Avenida Nilo Peçanha vai permanecer interditada e isolada. Na manhã de terça-feira (5), o ICCE vai finalizar a perícia nas instalações subterrâneas.Somente após a conclusão, as equipes da Light, que continuam no local, poderão acessar a rede da empresa.
A Light informou que o fornecimento de energia elétrica permanece normal na região. Não houve interrupção. Uma equipe da Companhia de Gás (CEG) também está no local para fazer uma avaliação das instalações.
Em nota, a CEG informou que, após realização de testes, foi identificada uma "pequena quantidade de gás em uma das caixas provavelmente não proveniente da rede canalizada. Nas outras caixas avariadas não havia presença de gás. Contudo, com o objetivo de contribuir com a investigação sobre as causas do acidente e dirimir quaisquer dúvidas, foram realizadas coletas no local para análise laboratorial. Tais análises serão acompanhadas pelo ICCE".

Multa

Em nota emitida nesta noite, a prefeitura do Rio diz que vai multar a Light por danos ao patrimônio público e interrupção de vias públicas. O texto também afirma que a prefeitura considera “inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade, que tem colocado em risco a segurança da população e o patrimônio público”.
O valor da multa, entretanto, ainda não foi divulgado. Um dos dois homens feridos, internados no Hospital Souza Aguiar, passou por exames e foi liberado. O outro homem fez uma tomografia  está internado em observação, com o quadro estável, sem previsão de alta. As informações são da Secretaria municipal de Saúde.
De acordo com a prefeitura, a Procuradoria Geral do município está preparando medida legal contra a Light. A nota ressalta que a operação, manutenção e segurança das redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica são de responsabilidade exclusiva da Light. Já a regulação e fiscalização desses serviços e equipamentos é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A prefeitura afirmou que após a explosão, no inicio de abril deste ano, de caixa subterrânea da Light em Copacabana, na Zona Sul do Rio, criou uma comissão de acompanhamento da situação. Segundo a nota, esse grupo, coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, reuniu-se com a Light por diversas vezes. A Light informou à prefeitura que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade.
Estrondo

Rodrigo mostra traseira do carro atingida por tampa de bueiro (Foto: Aluízio Freire / G1)

Rodrigo mostra traseira do carro atingida portampa de bueiro (Foto: Aluízio Freire / G1)
"A gente não tem mais segurança em andar nessa ruas. O que está acontecendo é um absurdo. Quando eu ouvi o estrondo e a tampa subindo, entrei em pânico", contou o auxiliar de serviços gerais Jorge Luiz Fernandes Lopes, de 56 anos. Ele disse ainda que perdeu o equilíbrio e caiu, machucando a perna.
O advogado Rodrigo Façanha teve o carro atingido: "Eu vinha pela Rio Branco e vi uma fumaça saindo de um bueiro. Tentei desviar, mas mesmo assim a explosão atingiu a traseira do meu carro", contou ele, que disse ainda que a tampa subiu a uma altura de 15 metros.

MP-RJ rejeita acordo da Light
Na sexta-feira (1ª), uma reunião entre o Ministério Público do Rio (MP-RJ) e a Light terminou sem acordo. O encontro visava definir a multa para cada nova explosão de bueiro da companhia. O MP-RJ rejeitou a redação final do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentada pela Light, que previa multa de R$ 100 mil para cada explosão de bueiro que ocasionasse morte ou lesão corporal (grave ou gravíssima).
Procurada pelo G1 na época, a Light informou por meio de nota que "representantes da Light estiveram reunidos na manhã de hoje com o Ministério Público do Rio de Janeiro para acertar a redação final do Termo de Ajuste de Conduta que deverá ser assinado nos próximos dias".

Em entrevista ao RJTV na quinta-feira (30), o presidente da Light, Jerson Kelman, disse que está “empenhadíssimo e trabalhando duro” para resolver com rapidez os problemas que atingem as câmeras subterrâneas da empresa na cidade. Ele informou que pretende eliminar os pequenos bueiros, as pequenas caixas de junção.

Outros casos
Outros casos como este têm assustado quem anda pelas ruas do Rio. Na última terça-feira (28), um bueiro pegou fogo na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Ninguém ficou ferido. Três dias antes, no sábado (25), um curto-circuito nos cabos de baixa tensão causou a explosão nas duas caixas subterrâneas da Light, em Copacabana.

No dia 19, um bueiro explodiu na Tijuca, na Zona Norte. O acidente deixou um técnico da Light ferido. Haendel Melo de Albuquerque, de 39 anos, trabalhava na rede subterrânea e sofreu queimaduras de segundo grau em 46% do corpo, principalmente nos braços e no tórax.

Em abril, houve outro caso de explosão em Copacabana. A tampa de um bueiro foi jogada a uma altura de quatro metros na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com a Rua Bolívar. Uma cratera foi aberta no meio da rua.

Na época, a Light assumiu que havia 130 bueiros na cidade com risco de explodirem e informou que está trabalhando e fazendo investimentos para recuperar e monitorar toda a rede subterrânea da cidade. Sobre os 130 bueiros em situação de risco, a empresa disse que eles já foram inspecionados, mas não modernizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário