sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fardas do Bope apreendidas poderiam ser usadas em invasões

Fuga do chefe do tráfico mobiliza polícia do Rio

7h22, 22 de Julho de 2011

Marcelo
 
Fardas do Bope apreendidas poderiam ser usadas em invasões.
Um dos traficantes mais perigosos do Rio de Janeiro está de volta às ruas. Apontado como homem de confiança do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, Jorge Alexandre Cândido Maria, o Sombra, deixou o Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 8 e não retornou, como deveria.
Preso desde 2003 e com passagem pelo Presídio Federal de Catanduvas (MS), o criminoso passou para o regime semiaberto em 10 de maio do ano passado. O benefício de ir para a rua durante o dia e voltar ao presídio para passar a noite, no entanto, só foi concedido no dia da fuga. Antes disso, o direito ao benefício estava sob análise.
De acordo com a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), Sombra rompeu a tornozeleira de monitoramento eletrônico e o último sinal emitido pelo equipamento foi registrado em Manguinhos, na zona norte do Rio. A presença do traficante nessa região pode ter relação com suposta invasão a favelas dominadas por traficantes rivais.
Além da presença de Sombra, que já comandou o tráfico na favela da Rocinha (zona sul), quando a comunidade era controlada pelo grupo liderado por Beira-Mar, as favelas de Manguinhos e Mandela passaram a abrigar dezenas de criminosos que perderam território para as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), principalmente na Mangueira e no Complexo do Alemão (ambas na zona norte).
A movimentação dos criminosos passou a ser observada com mais atenção por investigadores da Delegacia de Bonsucesso (21ª DP) nesta quinta-feira (21), quando um homem foi preso com uma Kombi onde foram encontradas 25 fardas completas (calça e camisa) do Bope (Batalhão de Operações Especiais), além de 19 pares de coturnos, além de coletes à prova de balas. O material seria levado para a favela do Mandela, em Manguinhos (zona norte).
A polícia investiga se o material seria usado por criminosos na invasão. De acordo com investigadores da 21ª DP, os possíveis alvos da quadrilha poderiam ser o morro do Urubu, em Pilares, e o morro da Serrinha, em Madureira (os dois na zona norte), que há anos é palco de disputa entre traficantes.
O comandante do 22º BPM, tenente-coronel Gláucio Moreira, diz não ter elementos para afirmar se os criminosos iriam invadir uma comunidade considerada rival, mas admitiu que essa é a principal hipótese levantada pela PM para o transporte das fardas.
O uso de roupas do Bope teria dois objetivos: a camuflagem durante uma invasão à noite e amedrontar os rivais, que poderiam pensar se tratar de uma incursão policial e não uma invasão de traficantes.

Matemático saiu para "trabalhar" e não retornou


Setores de inteligência da Polícia Civil e da Seap tinham informações de que Sombra, quando voltou ao Rio saído da penitenciária de segurança máxima, tentaria retomar o controla da Rocinha, pois o criminoso teria grande influência entre pessoas ligadas ao tráfico. Ele também tem forte ligação com a favela Vila Kennedy, na zona oeste.
Um dos criminosos mais procurados do Rio, Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, principal chefe de uma das três facções criminosas que atuam no Rio, também ganhou as ruas após ser beneficiado pela progressão de regime. Matemático ganhou o direito de trabalhar, mas a funerária na qual ele conseguiu emprego, em Realengo, na zona oeste do Rio, pertencia à advogada dele. O criminoso saiu para supostamente dar expediente na funerária e não retornou, em maio de 2009.
Fonte:Marcelo Bastos, do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário