sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEQUESTRO A ÔNIBUS NO RJ

Sequestro a ônibus com cerca de 20 pessoas deixa 5 feridos

09 de agosto de 2011 21h26 atualizado em 10 de agosto de 2011 às 00h34
Viaturas da PM cercaram o ônibus durante as negociações para a rendição dos sequestradores. Foto: Carlo Wrede/O Dia
Viaturas da PM cercaram o ônibus durante as negociações para a rendição dos sequestradores
Foto: Carlo Wrede/O Dia
 

Luís Bulcão Pinheiro Direto do Rio de Janeiro
Dois sequestradores foram presos após fazerem em torno de 20 reféns por cerca de uma hora e ferirem cinco pessoas em um ônibus da linha Praça Mauá-Duque de Caxias, na altura da avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, no início da noite desta terça-feira. De acordo com as primeiras informações, pelo menos três homens teriam tentado assaltar o veículo, sendo que um conseguiu fugir durante o sequestro.
O coletivo foi parado próximo à Universidade Estácio de Sá, onde o motorista teria ligado o pisca-alerta e descido do veículo. Dois policiais que faziam guarda no local foram verificar a situação, e os bandidos responderam ameaçando os passageiros com armas. Segundo o estudante Jefferson Gonçalves Garcia, que testemunhou a ação, os criminosos exigiram que um dos passageiros dirigisse o ônibus em tentativa de fuga da polícia.
Após perseguição com tiroteio e com um dos pneus furado, o ônibus parou na avenida Presidente Vargas, na região da Leopoldina, para onde foram mobilizadas diversas viaturas do Batalhão de Choque, do 4º BPM (São Cristóvão) e da Unidade de Resgate de Reféns do Bope, além de ambulâncias do Bope e do Samu. Com o cerco ao ônibus, houve mais troca de tiros.
Uma mulher identificada como Eliza Monica Pereira, 46 anos, levou um tiro no tórax, passou por cirurgia no hospital Souza Aguiar e está em estado grave. Alcir Pereira, 56 anos, com um tiro no pescoço, e Fabiana Gomes da Silva, 35 anos, com uma bala na região glútea, também estão internados no hospital. Já Josuel dos Santos Messias, 46 anos, levou um tiro de raspão na perna. Um policial militar também foi atingido e está no Hospital Central da PM.
O coronel Mário Sérgio Duarte, comandante-geral da Polícia Militar, disse que a rendição dos sequestradores foi negociada por agentes no local. "Foi tudo resolvido de uma forma muito rápida", afirmou. "Dentro do quadro, pessoas fortemente armadas e um ônibus sendo dirigido por uma pessoa que não era motorista - não sabemos nem se tem habilitação -, a solução foi a possível. Infelizmente, houve vítimas", lamentou.
Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) isolaram o local. A Universidade Estácio de Sá, como medida de segurança, fechou as portas e recomendou que os estudantes não deixassem as salas. Durante a ação, três armas foram apreendidas. Testemunhas afirmaram que os seuqestradores tinham uma granada, mas a informação ainda não foi confirmada pela polícia. O caso foi registrado na 6ª DP.

Com informações do jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário