quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acidente com Bonde MP-RJ

Moradores se reúnem com MP-RJ para falar sobre acidente com bonde

Acidente matou 6 pessoas e deixou mais de 50 feridos.
Eles querem, entre outras coisas, que governo reforme os bondes.

Patrícia Kappen Do G1 RJ


O procurador-geral do estado do Rio, Cláudio Lopes, se reuniu na tarde desta terça-feira (6) com representantes da Associação de Moradores de Santa Teresa e parlamentares para avaliar questões relativas ao acidente com um bonde, no dia 27, que deixou seis mortos e mais de 50 feridos, em Santa teresa, no Centro do Rio.
Uma das questões abordadas na reunião foi a abertura de um procedimento criminal pelo Ministério Público para apurar a responsabilidade do secretário de Transportes Júlio Lopes no acidente. A abertura do procedimento foi feita após uma denúncia apresentada pelo vereador Paulo Messina (PV).

Reunião no Ministério Público envolveu representantes da associação de moradores e parlamentares (Foto: Patrícia Kappen/G1)
Reunião no Ministério Público envolveu representantes da associação de moradores e parlamentares (Foto: Patrícia Kappen/G1)
Cláudio Soares informou que vai ser feita a investigação e, caso fique comprovado que o secretário teve alguma culpa, ele poderá ser indiciado por homicídio. Lopes afirmou que quer ouvir pessoas relacionadas ao acidente, e que o secretário será intimado a depor.
Outro assunto levado por representantes da associação foi uma decisão judicial de 2009, que, de acordo com a associação não foi cumprida pelo estado. O processo diz respeito à recuperação dos bondes, do gradil, reforma da oficina, entre outras medidas que o estado teria que ter tomado. O procurador afirmou que foi dado um prazo de dez dias, a contar a partir de sexta-feira (2), para que o estado comprove que cumpriu a decisão, conforme teria informado ao MP.
Em caso de descumprimento, o procurador afirmou que vai executar a multa, que chega a R$ 50 mil por dia.
Os moradores reivindicaram também uma mediação do Ministério Público junto ao governo, já que, por conta da paralisação dos bondes no bairro, o transporte ficou mais caro com o uso de ônibus. Cláudio lopes afirmou que vai procurar um diálogo neste sentido com o governo do Rio.


Moradores de Santa Teresa fizeram um protesto na porta do MP (Foto: Patrícia Kappen/G1)
Moradores de Santa Teresa fizeram um protesto na porta do MP (Foto: Patrícia Kappen/G1)
Na segunda-feira (5), o delegado Tarcísio Jansen, da 7ª DP (Santa Teresa) ouviu três funcionários da Central, empresa que administra os bondes de Santa Teresa, no Centro do Rio. Em depoimentos, o engenheiro chefe da oficina, o chefe do almoxarifado e o chefe dos mecânicos disseram, segundo a polícia, que os bondes têm peças de reposição e sofrem manutenção frequente. Dos 12 funcionários que estavam de plantão no dia do acidente, oito já foram ouvidos.
Os investigadores acreditam que os depoimentos do supervisor da empresa e do cobrador do bonde são fundamentais para esclarecer de quem teria partido a decisão de continuar circulando com o bonde que tinha sido avariado numa batida com um ônibus, antes do acidente. O supervisor ainda não compareceu à delegacia e o cobrador ainda está hospitalizado.
De acordo com a polícia, os funcionários ouvidos nesta segunda-feira deram informações importantes sobre o funcionamento da garagem, a dinâmica de fornecimento e reposição de peças para os bondes. Eles informaram que os bondes 10 e 12 eram os mais antigos da frota e que só entravam em operação quando havia uma demanda muito grande de passageiros ou quebra de outro bonde.
A polícia ainda aguarda o laudo da perícia para confrontar as informações com os depoimentos de funcionários, de passageiros e testemunhas do acidente.
Sobe para seis o número de mortosMorreu na noite de domingo (4) Alcides de Abreu Gonçalves, de 73 anos. Ele é a sexta vítima do acidente com o bonde de Santa Teresa. Alcides estava internado no Hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. As informações foram confirmadas na manhã desta segunda-feira (5) pela assessoria de imprensa do hospital.

O corpo da sexta vítima foi enterrado nesta terça-feira, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O filho e a nora do aposentado também se feriram. A família viajava pela primeira vez no bonde de Santa Teresa.
Recadastramento na Central
Na próxima terça-feira (6), a equipe de intervenção responsável pelo levantamento sobre situação do sistema de bondes de Santa Teresa vai fazer um realizará um recadastramento dos funcionários da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central). A iniciativa visa levantar todas as informações referentes ao quadro funcional, como o número de pessoas em cada função, condições de trabalho, média salarial, nível de satisfação, entre outros. O recadastramento será realizado a partir das 9h, na estação Carioca.
Nesta segunda-feira (5), outra equipe formada por 15 servidores do Detro fez um levantamento dos dados administrativos e financeiros do sistema junto à Secretaria estadual de Transportes. Eles também recolheram informações sobre medidas judiciais. O interventor Rogério Onofre vai fazer um relatório com esses dados e vai encaminhar o documento ao governador Sérgio Cabral.
Perícia complementarPeritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli fizeram uma perícia complementar na manhã de domingo( 4), no local do acidente. Segundo a polícia, os peritos colocaram um bonde para funcionar por volta das 6h e tiraram algumas dúvidas referentes às circunstâncias do acidente. Não foram passados detalhes do trabalho dos peritos. O laudo final será entregue ao delegado titular da 7ª DP, Tarcísio Jansen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário